quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A Delicia Que é a Inveja

Sugestão, leia esse texto ouvindo The Hives.


Já falei aqui de um sentimento que eu odeio, o amor. Falo hoje de um que eu amo, a inveja.
Ei, calma, baixe as pedras. Acho que você esta me olhando com uma das duas seguintes caras: "Intrigado, curioso", "Reprovação, repulsa". Minha mãe me olhou com a segunda cara quando eu falei pra ela que ia fazer um elogio a inveja.

Achoa inveja util e divertida. Util quando você é o invejoso, divertida quando você é o invejado. No caso de ser o invejado é mais facil de explicar, então vou começar por ele.

Adimita pra mim, você adora ser invejado. Faz uma puta bem pro seu ego! Quer um exemplo facil? Se você é homem e dorme com a garota mais linda disputada e cobiçada do colegio/faculdade/empresa, o que você faz em seguida? Conta pra TODOS os seus amigos, conhecidos e até alguns desconhecidos. Por que você faz isso? Não, não é pra que eles fiquem felizes pela sua felicidade, você sabe q eles não vão gostar. É justamente pra que eles fiquem PUTOS! Você quer mostrar o quão foda você é, quer mostrar que você faz o que eles não podem, quer mostrar que esta um passo a frente, quer que eles se sintam abaixo. Quer que eles tenham inveja. Não sou mulher, mas acho que a reciproca é verdadeira aqui.
Outro exemplo que eu gosto. Veja se isso já te aconteceu. Você é criança, na escola tem o "dia do brinquedo". Cada criança leva o seu brinquedo de casa. Você leva um brinqueod novo, lançamento, só você tem, é caro bonito e tem mais luzinhas que os outros brinquedos. As outras crianças querem o seu brinquedo. Você é o Rei do Parquinho aquele dia. Se isso nunca te aconteceu, meus pesames. Quem já teve a experiência sabe que isso é quase tão bom quanto um episodio novo de Dragon Ball na mente duma criança.
Você para na porta de uma balada num Audi A5. Os caras querem te matar, as mulheres querem dar pra você. Ambas as coisas são ótimas.
Uma mulher compra uma bolsa novo. Ela não comprou pra ela, ela comprou pra competir com as outras mulheres.
Está bom de exemplos, se não eu fico aqui até amanhã. No exemplo do homem que consegue ficar coma a mulher linda, contar pros amigos não fara ele pega-la de novo. Pelo contrario, se ela descobrir que ele esta espalhando, capaz das chances dele diminuirem. Mas e dai?
É da natureza do ser humano gostar de ser invejado. É divertido, você se sente o macho (ou a femea) alfa. Não é dificil de entender.

Agora explicar por que é bom SENTIR inveja. Prometo tentar ser sucinto. Não desista do texto ainda. Acho que todos comcordam que o auto aperfeiçoamento é algo bom. Todos deveriam tentar serem o melhor possivel. Mas o que nos leva a isso? Se não ouvesse ninguem para ver nossa loria, iriamos nos esforçar tanto? Creio que não. Queremso nos destacar aos olhos dos outros. E para nos destacarmos, precisamos ir mais longe do que os outros foram. Seja no que for que você queira se destacar, já tem alguem fazendo isso. Essa pessoa esta no lugar que você quer. Você quer ser o melhor, melhor que o melhor. Você tem que supera-lo. Você quer o lugar dele, você quer estar onde ele esta. Você tem inveja dele.
Ta ai a utilidade de sentir inveja. Ela é util. De faz querer ser melhor.

Você quer ser o melhor. E ter alguem lá em cima de msotrando o quão superior ele é. Alguem pra você se mriar, um alvo fixo a ser superado. Ajuda, muito. Pegue um lutador de MMA ou Boxe. Se o campeão da categoria se aposentar e derem o titulo a ele, ele via gostar, mas ele preferiria MIL vezes nocautear o campeão. Ai que esta o sabor.
Mas você não precisa odiar alguem que você inveja. Pelo contrario, eu admiro um monte de gente de quem morro de inveja. Como eu queria saber escrever como o Neil Gaiman. Como eu queria lutar como o Lyoto Machida. Como eu queria tocar como o Keith Richards. Como eu queria ter um blog foda como o do Andre Forastieri!! E eu admiro de mais esses caras. Morro de inveja deles. Mas farei meu melhor pra supera-los. Mesmo sabendo que é quase impossivel. Vou ler tudo que Gaiman escreveu, mais, vou ler tudo que Gaiman leu, vou estudar o que ele estudou e o que ele não estudou, vou fazer todo o possivel para ser melhor do que ele. Mesmo que eu não consiga, ao menos vou ter melhorado muito. E vou ser melhor que muita gente.
Existe dois tipos d einveja. A mesquinha, que te faz odiar e se lamuriar "Por que aquele maldito é melhor do que eu?" e a boa, que te faz evoluir "O que eu tenho que fazer para supera-lo?".
Se fosse conseguir ter a inveja boa, e invejar grandes caras, você estara no caminho certo.

Nenhum comentário: