terça-feira, 21 de setembro de 2010

The Kinks Lola

Aah, essa musica é bem divertida. Certa vez os Kinks e seu produtor musical foram a uma casa noturna se divertir. Beberam todas e a certa altura o produtor se engraçou com uma guria que, bem, era um travesti. O produtor, bebado, foi embora com o travesti, e os membros da banda, muito solidarios ao amigo, fizeram uma musica para contar pra todo mundo.

Arte Não é Bonita

Vou fazer um desabafo. Me revolta como certas pessoas buscam beleza na arte. Meu Deus, será que elas são tão ingenuas assim? Arte não tem que ser bela. Digo mais, em geral, as grandes obras de artes não são belas.

A arte deve comunicar o que as palavras simples não podem. A literatura, as artes plasticas, o cinema, os quadrinhos, a musica, etc, são veiculos de exteriorização do que sentimos profundamente. Eles retratam fatos, e pensamentos de um modo unico, pois, por meio deles, é quase que possivel entender as motivações e percepções do realziador, o que palavras ao vento jamais fariam.

Vejam por exemplo Guernica, de Picasso. Quadro muito famoso, você já o viu antes:



Nada tem nada de belo aqui, o quadro é impressionante, ele passa todo o terror da guerra civil espanhola. As formas distorcidas, as expressões de desespero nos rostos até mesmo dos animais. As pessoas que chegam a lembrar esperitos tentando fugir de seus corpos, da dor. Sem duvida uma grande obra de arte. Ao que ela se propõem? A denunciar, a jogar na cara do mundo o que se passava naquele local e naquele tempo. Mesmo hoje ainda é facil sentir a furia e a frustração com que o artista pintava.

Mostrei uma pintura pois é o tipo de arte mais rapidamente associada a beleza. Também quero usar um exemplo do cinema, arte que é lembrada fortemente com o entreterimento.

Um dos meus diretores favoritos é Lars Von Trier. Seus filmes me marcam. Ele é respeitado por muita gente cuja opinião respeito também. E odiado por muita gente cuja opinião desprezo. Não é um cara que você é obrigaod a gostar, ams recomendo que preste atenção no que ele faz.
Anticristo, filme mais recente dele. Segue o cartaz:



Não é um filme bonito. Não faz sentido (a arte também não é obrigada a fazer sentido). Não é facil. Ele não fez pensando em agradar ninguém, presumo. Realizadores como Von Trier, estão amsi precupados em msotrar algo. Neste caso, o filme foi feito imediatamente depois dele se recuperar de uma grave depressão. Gosto de pensar que a obra é sua forma de por pra fora tudo de podre que estava corroendo-o. Se alguem ver esse filme e achar "bonito", pode mandar pro hospicio.

O que quero dizer, é que as pessoas deviam se soltar desse ranço de querer que tudo seja agradavel e belo. A arte retrata a vida e os viventes. Estes não são bonitos normalmente, por isso não é justo cobrar que a arte seja.

Para finalizar, tente lembrar das obras de qualquer midia que realmente mexeram com você. As que mudaram algo na sua vida. As que você reconhece como grandes. Quero crer que em muitas você não consegue ver beleza, só sentimentos, bons ou ruins.